quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Eleições 2016

Em minha opinião, as propagandas eleitorais deste ano foram bem parecidas com aquelas que já vivenciei. As propagandas prosseguem mudando o horário da programação na TV, carros de som continuam produzindo poluição sonora e os folhetos de campanha se mantém sujando as ruas. A única mudança que eu pude perceber foi a utilização da internet. Através dela, os eleitores puderam ter maior acesso às propostas e às campanhas dos candidatos. Por isso, os jovens começaram a se envolver com política, graças ao hábito que temos de usar a internet.
Podemos perceber isso pelas diferenças de campanhas entre, por exemplo, os candidatos à Prefeitura Marcelo Freixo e Pedro Paulo. O primeiro teve apenas 11 segundos na televisão, não fez campanha através de carros de som e nem placas de propagandas pendurada em casas. Já o segundo candidato teve, pelo menos aqui na minha região, as casas com plaquinhas com seu nome e rosto junto de seu aliado, o vereador Jairinho, e todo o dia passava um carro com seu jingle. Porém, vimos que Freixo, com uma campanha sem recursos foi para o segundo turno ficando acima de Pedro Paulo, que nem chegou a ir pro segundo turno.

Podemos perceber que conforme a tecnologia avança, as pessoas vão se envolvendo mais em política. Pois mesmo as pessoas votando nulo antes dessas eleições, em 2016 os votos nulos subiram muito. Minha “tese” é que com a internet as pessoas tem mais acessibilidade às propostas e a todos os candidatos e ficam mais críticos em vez de votar por exemplo, na música dos carros de som que fica em nossa cabeça.

_____________

Nicole da Silva Barreto - N° 15 - Turma 2003

Um comentário: