Em
minha opinião, as propagandas eleitorais deste ano foram bem parecidas com
aquelas que já vivenciei. As propagandas prosseguem mudando o horário da programação
na TV, carros de som continuam produzindo poluição sonora e os folhetos de
campanha se mantém sujando as ruas. A única mudança que eu pude perceber foi a
utilização da internet. Através dela, os eleitores puderam ter maior acesso às
propostas e às campanhas dos candidatos. Por isso, os jovens começaram a se
envolver com política, graças ao hábito que temos de usar a internet.
Podemos
perceber isso pelas diferenças de campanhas entre, por exemplo, os candidatos à
Prefeitura Marcelo Freixo e Pedro Paulo. O primeiro teve apenas 11 segundos na
televisão, não fez campanha através de carros de som e nem placas de propagandas
pendurada em casas. Já o segundo candidato teve, pelo menos aqui na minha região,
as casas com plaquinhas com seu nome e rosto junto de seu aliado, o vereador
Jairinho, e todo o dia passava um carro com seu jingle. Porém, vimos que
Freixo, com uma campanha sem recursos foi para o segundo turno ficando acima de
Pedro Paulo, que nem chegou a ir pro segundo turno.
Podemos
perceber que conforme a tecnologia avança, as pessoas vão se envolvendo mais em
política. Pois mesmo as pessoas votando nulo antes dessas eleições, em 2016 os
votos nulos subiram muito. Minha “tese” é que com a internet as pessoas tem
mais acessibilidade às propostas e a todos os candidatos e ficam mais críticos
em vez de votar por exemplo, na música dos carros de som que fica em nossa
cabeça.
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Nicole
da Silva Barreto - N° 15 - Turma 2003
A mudança das eleições com a internet.
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